No Tokyo Motor Show 2009 (Salão do Automóvel do Japão) esta sendo lançado oficialmente o Lexus LFA. Depois de quase 5 anos de exaustivos testes e inúmero protótipos, parece que este Lexus (Marca subsidiária Toyota nos EUA) vai honrar a linha de superesportivos puro-sangue da Toyota, que teve como fundador o Toyota 2000GT da década de 60.

Os jornalistas automotivos que testaram o LFA estão rasgando elogios sobre ele, algo que há muito tempo não vejo.

O motor V10 de 4,8 litros e desenvolvido junto com a Yamaha, esta localizado na dianteira. Gera 600cv a 8.700 rpm (0 a 100 km/h em 3,7 segundos e máxima de 323 km/h), torque de 48,9 m.kgf. e a tração é traseira. Poderia dizer que o belo som que sai pelos escapamentos é uma mistura de Lamborghini Gallardo com Porsche Carrera GT.

O peso do LFA é de 1.480 kg, baixo, como deve ser um verdadeiro esportivo, e possui a estrutura da cabine em fibra de carbono. Difusor traseiro, fundo plano e aerofólio embutido móvel formam os elementos aerodinâmicos do veículo.

Infelizmente serão fabricadas apenas 500 unidades, o que o tornará um carro exclusivo e não sendo exatamente um substituto do Toyota Supra. Mas a Toyota estava devendo um grande esportivo desde 1998 nos EUA e 2002 no Japão (Anos em que a Toyota suspendeu a importação e fabricação do Supra nos respectivos países citados).

Facebook  http://www.facebook.com/pages/Nerd-de-Carro/154253771251934
Tumblr http://nerddecarro.tumblr.com