Para os órfãos do GTi, que não é mais fabricado no Brasil, e quem não quer comprar um Si, a FIAT novamente acode os que gostam de andar rápido e que não são enganados pelos pseudos esportivos que existem no mercado, como os “GTs” da vida.

Alguns acham um absurdo pagar R$65.310,00 no FIAT Punto T-Jet do que em um Vectra GT-X (preço de tabela a partir de R$62.934,00) ou em um Golf GT (R$65.320,00), por exemplo, mas nenhum 0 km nessa faixa de preço pode se comparar ao prazer de dirigir de um verdadeiro esportivo e seus equipamentos exclusivos.

Sobre os equipamentos, é disponível painel pintado na mesma cor do carro (à la Coupé) e quadro de instrumentos diferenciado. Bancos especiais com revestimento parcial em couro e tecido no centro (bom para que detesta escorregar no couro, mas adora seu requinte) e o logo T-Jet bordado no mesmo. Volante e manopla do câmbio também são de couro. Som com Subwoofer em caixa no porta-malas e amplificador vem no Vectra GT-X de fábrica? No Punto T-Jet vem!

A cereja do bolo fica para o teto solar opcional Skydome. Até nossos pais teriam inveja e lembrariam daqueles “buracos” que tanto sonhavam em botar em seus carros nas décadas de 70/80.

Agora, vamos à parte que interessa: Desempenho! Um carrinho de 1230 kg e um motor, que com o auxílio de  turbocompressor com intercooler gera uma potência máxima de 152 cv e torque máximo de 21,1 kgf.m é a combinação mágica para um ótimo desempenho.

Segundo as revistas especializadas, ele é surpreendente em retomadas de baixa rotação, sobretudo em subidas, sem ser bruto como o seu antecessor Uno Turbo. De 0 a 100 km/h ele leva por volta de 8s e meio e tem velocidade máxima de 203 km/h, isso tudo com comportamentos muito precisos em curvas e em alta velocidade sem comprometer o conforto graças as alterações técnicas no motor (1,4 Fire Italiano com 16v), no cambio (1ª mais curta e 5ª mais longa), suspensão (molas mais rígidas e amortecedores revistos), estabilizador no eixo traseiro e freio a disco nas quatro rodas com ABS.

OK! OK! Você acha que Pocket Rocket de verdade é o que é preparado e personalizado por você, mas vamos concordar que a praticidade de ter um carro como este (com tudo garantido pela fábrica, testado rigorosamente por engenheiros e tudo legalizado) o faz bastante tentador. Sem contar que ele será um futuro clássico esportivo brasileiro.

Facebook  http://www.facebook.com/pages/Nerd-de-Carro/154253771251934
Tumblr http://nerddecarro.tumblr.com