Em 1998 estava em vigor no Japão uma lei que proibia veículos vendidos no mercado doméstico terem potência máxima superior a 280cv.

Neste mesmo ano, a Subaru comemorava seus 40 anos de fundação e a conquista do terceiro título consecutivo de construtores no Word Rally Championship com uma versão especial na linha Impreza WRX.  Muitos especulam que o fruto desta comemoração desrespeitou a lei dos 280, mas hoje esta edição comemorativa se destaca por ser uma das versões mais belas, raras e copiadas entre os amantes de Scooby (apelido dado pelos ingleses aos WRX e que se popularizou):  O Subaru Impreza 22B STi.

Possuindo mais que 280 cavalos ou não, o torque do 22B é alto e plano (“Torque ganha corridas, potência vende carros”).  Graças ao motor 2,2 Boxer com turbocompressor, que tem como base o propulsor utilizado no Impreza WRC daquele ano. Possui diversas modificações para o aumento da durabilidade mecânica.

Foi o primeiro dos Imprezas a ter o radical aerofólio traseiro, que se tornaria uma forte identidade visual, e os para-lamas mais largos, anunciados por protuberâncias acima das caixas de roda. Era oferecido somente na cor azul com rodas BBS douradas (as cores do antigo patrocinador da Subaru Word Rally Team ).  Todos estes detalhes o aproximava ainda mais da versão de Rally e o tornou clássico.

Mas não é somente o visual que é similar à versão de corrida, seu desempenho dinâmico exige emoções e reflexos de um campeão do WRC de 1998. A tração nas quatro rodas somada a suspensão dura e nervosa o torna fácil de controlar no limite quando a velocidade é alta. Ideal para uma sinuosa estrada serrana, que pode ser asfaltada ou de terra. Não tinha opção com ar-condicionado, para não roubar potência do motor, e nem era equipado com ABS, para não “atrapalhar” a desenvoltura de quem esta ao seu volante.

Foram produzidas 424 unidades, sendo que 25 foram exclusivas para o mercado britânico, ou seja: todos os 22B possuem volante no lado direito.

Fez tanto sucesso que a Subaru Tecnica International em parceria com a Prodrive fabricaram 1000 unidades chamadas Subaru Impreza P1. Não havia para-lamas “musculosos” e rodas douradas, mas a cor Sonic Blue e o gigante aerofólio estavam presentes.

Facebook  http://www.facebook.com/pages/Nerd-de-Carro/154253771251934
Tumblr http://nerddecarro.tumblr.com