Em 2010, um raro exemplar do início do século passado participou de um leilão em Paris e alcançou o valor de 667.000 dólares. Parece que a venda não foi concretizada e a disposição para venda desta obra de arte sobre rodas continua.

O exemplar em questão é um Avions Voisin C14 “Chartre”, de 1931. Evolução do “popular” C11 incorpora soluções, técnicas e conceitos aeronáuticos: motor 6 cilindros com válvulas deslizantes (baseado em um protótipo de competição de 1926, proporciona funcionamento mais silencioso do que seus pares de época), sistema elétrico para transferência de marchas, freios hidráulicos, caixas metálicas para bagagens próximas aos pára-lamas dianteiro (exerce equilíbrio na distribuição do peso) e instrumentação ergonômica.

 

 
Chartre é o nome dado pelo fabricante ao tipo de carroceria em alumínio de duas portas, quatro lugares e teto baixo. Misturava Art Déco com Aerodinâmica e foi disponível somente nos anos de 1931 e 1932. Apenas o modelo leiloado da foto e mais um, que se encontra em uma coleção na Suíça, sobreviveram até os dias atuais.

Pioneira mundial na fabricação de aviões e de automóveis que perseguiam a perfeição técnica, a historia da francesa Avions Voisin no Brasil esta presente no Blog Nerd de Carro, através dos posts  O Rei dos Carros no Rio de Janeiro do Início do Século Passado e Voisin e a Rio – Petrópolis.